Publicado em 26/12/2023 |
A Geração Compartilhada (GC) integra a Geração Distribuída (GD) e foi estabelecida em 2015 pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) por meio da REN 687 (Resolução Normativa 687/2015). Essa modalidade possibilita a partilha de energia entre micro e minigeradores para consumidores na mesma região de concessão.
Atraente para aqueles que buscam investir em autogerar energia elétrica, esse modelo traz a utilização de fontes alternativas, promovendo aspectos econômicos e sustentáveis tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
Como funciona o aproveitamento da energia compartilhada?
A energia compartilhada pode ser acessada por um grupo de pessoas físicas ou jurídicas (CPF ou CNPJ) por meio de consórcios ou cooperativas, dentro das áreas atendidas pela mesma distribuidora de energia.
Quais são os requisitos?
- Mínimo de dois consumidores
- Pessoa física ou jurídica
- Mesma área de concessão ou permissão
- Utilização de consórcios ou cooperativas
- Ter unidade consumidora com micro ou minigeração distribuída
- Geração em local diferente do uso da energia excedente
Quais são as vantagens?
A Geração Compartilhada oferece facilidades e soluções que, muitas vezes, não são viáveis para instalações individuais. Além disso, apresenta benefícios significativos:
Segurança
Os equipamentos utilizados garantem durabilidade e vantagem econômica, evitando surpresas nos custos de consumo.
Economia
A energia gerada por meio do compartilhamento proporciona retorno financeiro ao longo do tempo estabelecido pelo sistema.
Em outras palavras, ao longo de sua vida útil, que costuma ser de 25 anos, é viável economizar tanto que o custo inicial é amortizado antes mesmo de ser necessária a instalação de um novo sistema.
Redução de perdas
Torna-se possível estabelecer um sistema de créditos energéticos com a distribuidora local, proporcionando uma relação em que os custos dos materiais e da mão de obra são compartilhados, distribuindo as despesas.
Diminuição dos impactos ambientais
A preservação ambiental é uma consequência direta desse modelo de GD. A produção de energia é limpa, ecologicamente correta, e promove a sustentabilidade.
Ref: https://canalsolar.com.br/geracao-compartilhada-de-energia-solar-o-que-e/

Comments are closed